Um oásis natural português


Localizado na região do Minho, ocupa uma extensão de cerca de 702,5 km e constitui o primeiro e único parque nacional em território luso. Caracterizado pelo sobressair dos socalcos verdejantes das serras do Geres, Amarela e da Peneda.
 Acolhe espécies como o garrano, cabra do Geres, texugo, garça boiadeira, víbora do Geres, Corço e também um sobrevivente o lobo, após ter sido perseguido durante décadas, usufrui agora de um papel ecologicamente reconhecido e proteção por lei. Nas áreas de mato e baldio o pastoreio acelera os processos de fertilização dos solos e evita a erosão, revela-se como alternativa á agricultura intensiva, causadora de agressões graves ao meio envolvente.
O feto e o lírio do Gerês, espécies existentes exclusivamente na cordilheira granítica do Gerês, elevam a riqueza ecológica/biológica do noroeste português. A mata do Cabril possui um espólio de árvores que apresentam um padrão de efectivos bastante antigos, pode dizer-se que é um dos ex-libris do parque. Podemos usufruir dos caminhos pedestres, para passearmos em contacto directo com a natureza. O parque nacional da Peneda-Geres assume se como a principal atracção natural de Portugal continental.